sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nutrição e Atividade Física





Vamos iniciar aqui no blog Dicas sobre Nutrição no Esporte e quem vai colaborar com esse assunto será  a Nutricionista Fernanda Almeida Bastos que é especialista em Nutrição Esportiva e estará sempre por aqui para tirar nossas dúvidas!

E para iniciar, antes de falarmos sobre qualquer assunto mais específico, vamos a algumas dicas super importantes:

    Uma alimentação saudável e balanceada é extremamente importante na manutenção da saúde e potencializarão do resultado do seu treinamento físico. A orientação alimentar personalizada e um aconselhamento nutricional contínuo, acompanhado de avaliações física e clínica periódicas, vão contribuir para preservação de sua saúde, ajuda a melhorar o desempenho físico e intelectual e, principalmente, melhorar sua performance física (composição corporal).

•    Procure fazer as refeições em horários regulares. Em torno de, no mínimo, 4 a 5 refeições ao dia, de 4 em 4 horas.

•    A hidratação é extremamente importante para o esportista. Na primeira hora de atividade intensa apenas água é suficiente. A partir da segunda hora tente se hidratar com sucos de frutas, água de coco, bebidas isotônicas, para repor os eletrólitos. Evite refrigerantes e sucos de pacotes como hidratantes.

•    Não faça atividade física totalmente em jejum.

•    Refeição pré – treino: deve ser rica em carboidratos complexos (massas, cereais e pães), pobre em gorduras (frituras, manteigas, carnes e queijos gordos, salgadinhos), pobre em fibras concentradas (farelos, feijão, castanhas) e pode ter quantidades moderadas de açúcares (evite alto consumo de alimentos açucarados). Em resumo: mais pão, menos recheio, mais arroz/massas, menos carnes.

•    Uma grande refeição sólida (almoço e/ou jantar e/ou lanche) deve ser realizada 3 a 4 horas ante da prática esportiva.

•    Uma refeição leve pode ser feita em torno de 2 a 3 horas antes da prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário