sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Barras de Cereais- Mitos e Verdade



Devido à falta de tempo de se alimentar entre os intervalos das grandes refeições, muitas pessoas consomem barrinhas de cereal como substitutos dos lanches (colação, lanche da tarde e ceia), pois é uma maneira prática de “matar a fome”, não exige preparo e são fáceis de comprar e carregar na bolsa.
O consumo do produto vem crescendo a cada dia principalmente entre os atletas e aqueles que querem perder peso e, para atender a esse público, os fabricantes desenvolvem versões diet e light, que também podem ser consumidas pelos diabéticos.
A composição das barras de cereal variam muito, mas os ingredientes são geralmente proteínas, carboidratos de rápida absorção (glicose), vitaminas, minerais e fibras.
Quanto ao teor de fibras, elas deixam muito a desejar, pois muitas versões de produtos apresentam pouca ou nenhuma quantidade de fibras solúveis e insolúveis, desmentindo o apelo que a indústria de alimentos fez ao lançar esse produto com a intenção de aumentar o consumo de fibras pela população.
Além do mais, ao contrário do que muitos pensam, não é um suplemento alimentar e como tal não pode substituir uma refeição, pois não contém todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada.
    Embora possa e deva ser usada como substituto de um doce (por exemplo: uma barra de cereais tem de 90 a 100 calorias e uma barra de chocolate ao leite de 40 g tem aproximadamente 200 calorias) em relação a uma fruta o mesmo não ocorre.
Isso acontece principalmente devido ao fato de que as frutas possuem, em geral, poucas calorias e contém substâncias especiais – flavonóides, por exemplo – que protegem o corpo contra muitas doenças, além de vitaminas, minerais, fibras e ausência de colesterol, por serem de origem vegetal.
Atualmente, muitos produtos desse tipo vêm recebendo coberturas à base de chocolate, o que contribui para o aumento das calorias, gorduras saturadas e colesterol.  Portanto, se tiver que consumí-las, prefira as que contenham em sua composição frutas, como morango, banana e uvas-passas.
Assim sendo, o consumo desse produto apresenta algumas vantagens, como:
•    Grande praticidade, podendo ser levado em bolsas, sem necessitar de refrigeração ou preparo.
•    Podem ser substitutos de doces, chocolates e outras guloseimas “tentadoras”.
•    Apresentam vários sabores diferentes, como banana, coco, passas, morango, etc.
•    Algumas versões apresentam quantidades significativas de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, melhoram a saciedade, reduzem os níveis de colesterol, etc.
Algumas desvantagens são também assinaladas:
•    Não podem substituir refeições.
•    Podem apresentar gordura saturada e colesterol em excesso, que aumentam a probabilidade de doenças cardiovasculares.
•    Muitas não apresentam sequer fibras em sua composição.
•    Algumas com coberturas de chocolate têm até 150 calorias por unidade, o que permitiria comer, por exemplo, três bananas-pratas pequenas ou duas grandes.
Logo, se você quer aumentar o consumo de fibras em sua dieta, trace algumas estratégias como: experimente uma fruta ou hortaliça nova a cada semana; dobre o consumo normal de hortaliças de suas refeições; adicione vegetais como espinafre, alface, rúcula, cebolas, pepinos e tomates aos sanduíches; consuma mais aveia, linhaça, soja e tenha uma dieta saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário